terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Distribuição Para Todos

Como o blog tem propósito de dar apoio na compreensão de conceitos químicos, descrevemos atividades que busquem uma aproximaçãoentre os estudantes e a Ciência utilizando de maneiras construtivas para esclarecimento das dúvidas que surgem no dia a dia. Dessa forma a inserção de jogos no cotidiano escolar é muito importante, devido à influência que exercem frente aos alunos, pois quando os mesmos estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. Pensando nisso achei um jogo interessante que auxiliará a entender a distribuição eletrônica de Linus Pauling.


Jogo distribuição eletrônica

O jogo consiste de um primeiro conjunto de 118 cartas contendo o símbolo, o número atômico, a massa atômica, o período, a família e o grupo a que pertencem os atuais 118 elementos químicos.
O segundo conjunto de peças do jogo é formado por 19 latas de leite em pó devidamente rotuladas com os 19 subníveis que formam o Diagrama de Linus Pauling, por 118 esferas de plástico de uma mesma cor e tamanho para representar os elétrons.
 Para dar início ao jogo é necessário que cada jogador ou equipe monte corretamente o diagrama de Linus Pauling no menor tempo possível. Quando terminam a tarefa, o professor para o cronômetro e registra o tempo se o diagrama estiver correto. Caso haja algum erro o jogador tem mais uma chance de identificar e corrigir, em seguida, o professor continua marcando cumulativamente o tempo gasto nessa primeira missão. Podem participar do jogo até 5 jogadores.
Cada jogador vai sortear uma carta virada, conforme a ordem estabelecida previamente, e deve distribuir o número de elétrons do elemento sorteado baseando-se, é claro, no número atômico do mesmo. O jogador pode optar pela ordem geométrica ou não para configurar de modo que na tampa de cada subnível seja(m) colocada(s) esfera(s) representado o(s) elétron(s). O jogador pode utilizar caneta e papel para auxiliar na realização da tarefa. Posteriormente o jogador ganha uma pontuação correspondente à quantidade de elétrons distribuídos, por exemplo, se distribuir 10 elétrons ganhará 10 pontos. Vence o jogo o jogador que marcar maior número de pontos ao final das rodadas.

Materiais:As cartas deverão ser impressas e plastificadas com papel contact, para os subníveis representados pelas 19 latas de leite em pó, devem-se plastificá-las com papel contact, também devem ser impressos os rótulos, papel EVA para fazer bases circulares para o fundo das latas.


Boa aula e bons jogos!!


Um comentário:

  1. Feliz em ver que meu trabalho sobre o jogo de distribuição eletrônica está sendo passando adiante. Quem quiser ler o artigo na integra pode acessar o meu blog: http://ludoquimica.blogspot.com.br/2012/08/o-ludico-no-ensino-de-quimica-jogo.html

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