Como o blog tem propósito de dar apoio na
compreensão de conceitos químicos, descrevemos atividades que busquem uma
aproximaçãoentre os estudantes e a Ciência utilizando de maneiras construtivas
para esclarecimento das dúvidas que surgem no dia a dia. Dessa forma a inserção de jogos no cotidiano
escolar é muito importante, devido à influência que exercem frente aos alunos,
pois quando os mesmos estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais
fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. Pensando nisso achei um jogo interessante que
auxiliará a entender a distribuição eletrônica de Linus Pauling.
Jogo
distribuição eletrônica
O jogo consiste de um primeiro conjunto de 118
cartas contendo o símbolo, o número atômico, a massa atômica, o período, a
família e o grupo a que pertencem os atuais 118 elementos químicos.
O segundo conjunto de peças do jogo é formado por
19 latas de leite em pó devidamente rotuladas com os 19 subníveis que formam o
Diagrama de Linus Pauling, por 118 esferas de plástico de uma mesma cor e
tamanho para representar os elétrons.
Para dar início
ao jogo é necessário que cada jogador ou equipe monte corretamente o diagrama
de Linus Pauling no menor tempo possível. Quando terminam a tarefa, o professor
para o cronômetro e registra o tempo se o diagrama estiver correto. Caso haja
algum erro o jogador tem mais uma chance de identificar e corrigir, em seguida,
o professor continua marcando cumulativamente o tempo gasto nessa primeira
missão. Podem participar do jogo até 5 jogadores.
Cada jogador vai
sortear uma carta virada, conforme a ordem estabelecida previamente, e deve
distribuir o número de elétrons do elemento sorteado baseando-se, é claro, no
número atômico do mesmo. O jogador pode optar pela ordem geométrica ou não para
configurar de modo que na tampa de cada subnível seja(m) colocada(s) esfera(s)
representado o(s) elétron(s). O jogador pode utilizar caneta e papel para
auxiliar na realização da tarefa. Posteriormente o jogador ganha uma pontuação
correspondente à quantidade de elétrons distribuídos, por exemplo, se
distribuir 10 elétrons ganhará 10 pontos. Vence o jogo o jogador que marcar
maior número de pontos ao final das rodadas.
Materiais:As cartas deverão ser impressas e
plastificadas com papel contact, para os subníveis representados pelas 19 latas
de leite em pó, devem-se plastificá-las com papel contact, também devem ser
impressos os rótulos, papel EVA para fazer bases circulares para o fundo das
latas.
Boa aula e bons jogos!!
Feliz em ver que meu trabalho sobre o jogo de distribuição eletrônica está sendo passando adiante. Quem quiser ler o artigo na integra pode acessar o meu blog: http://ludoquimica.blogspot.com.br/2012/08/o-ludico-no-ensino-de-quimica-jogo.html
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