terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que é o NECIM??

O Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (NECIM) realiza pesquisas e trabalhos com o objetivo de auxiliar professores do ensino básico procurando fazer experimentos utilizando métodos alternativos. Muitas escolas de cidades do interior não possuem laboratórios e tem pouco acesso a reagentes e vidrarias.Um exemplo do trabalho é orientar os professores a utilizar produtos de limpeza, remédios ou frutas que são de fácil acesso no lugar de reagentes e usar copos ou potes no lugar de vidrarias.



Esse trabalho tenta de alguma forma ajudar aos professores, dando a eles alternativas diferentes de aula, e mostrando aos alunos o que a ciência acontece em todos os lugares, não somente em laboratório. Quando o professor consegue relacionar o conteúdo visto em aula com a realidade do aluno, este torna a aula mais interessante e facilita a compreensão de todos.


Esta foto é de uma tabela periódica construída pelo necim. Foi feita com caixas de leite e canos. É uma tabela  interativa, no lado da frente da caixa mostra o nome, símbolo do elemento e todos os dados de uma tabela periódica normal, mas ao girar a caixa de cada elemento, do lado de trás, figura mostra imagens da origem ou utilização do elemento tornando mais fácil o entendimento do aluno.

Um comentário:

  1. olá
    Adorei a tabela periódica!
    Sou professora de química e gostaria de fazer com meus alunos. Você tem as medidas que foram usadas de canos? tem um email que eu possa te escrever?
    camila - camila_iq@yahoo.com.br
    obrigada e parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir